Como impedir o início automático de aplicações
Nos dias de hoje é normal termos várias aplicações instaladas, seja para comunicar, melhorar as nossas fotos ou para ver aquele jogo de futebol que não podemos perder e não temos a televisão disponível.
Grande parte dos programas hoje em dia insiste em querer arrancar com o Windows, seja para procurar actualizações, enviar notificações ou simplesmente para arrancarem mais rápido. Isso não será um grande problema para quem tem 16GB de RAM e um disco SSD, mas para grande parte dos utilizadores esses programas estão a utilizar recursos que são necessários para outras partes do sistema.
Não é necessário remove-los, basta desactivar o inicio automático. Existem duas maneiras, utilizando a ferramenta que o windows trás de origem ou o programa Autoruns . A mais completa é o Autoruns, podem fazer o download directamente da Microsoft utilizando o link.
Começamos pela opção mais básica. Para o tutorial do Autoruns clica aqui.
Para aceder ás opções basta carregar Ctrl + Alt + Del e seleccionar Gestor de Tarefas
Na aba seleccionar Arranque
Agora é só ver o programa que queremos impedir de iniciar automaticamente, clicar com o botão direito e escolher Desativar
Agora é reiniciar o computador e verificar se o programa já não arrancou. Se o programa que procuram não está a aparecer na lista, nesse caso é melhor utilizar o Autoruns .
1. Começar por fazer o download e instalação.
A interface é muito simples, têm várias abas que indicam as zonas que queremos fazer alterações, aqui vamos apenas mexer nas abas Logon , Services e Scheduled Tasks.
Começamos pelo Logon, aqui é ver que programa queremos remover, tirar o visto e carregar em Save ( imagem da disquete no canto superior esquerdo). Caso tenham algum programa marcado a amarelo é porque o programa já foi desinstalado e podem remover carregando no botão direito do rato e clicar em Delete .
Na aba dos Services é a mesma coisa, seleccionar os programa que queremos desactivar e carregar Save. Atenção removam apenas programas que conheçam, alguns pertencem ao Windows e podem desactivar alguma função importante.
No Scheduled Tasks, removam só em ultimo caso, esta aba é para executar tarefas automaticamente e é utilizado para que os programas verifiquem actualizações ou se o programa deu algum erro e foi desligado. Caso o programa que queiram desactivar esteja aqui e não se importam que não verifique actualizações então é igual aos outros, retirar o visto e carregar Save.
Reiniciar o Windows e verificar que o programa deixou de arrancar.
Se tiveram alguma duvida coloquem nos comentários tentaremos ajudar os mais rápido possível.
Foto de Mike Petrucci